Marketing de conteúdo – o que é isso? E qual a sua importância

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O marketing de conteúdo acontece quando um criador de conteúdo ou até mesmo proprietário  de uma empresa que gerencia um site entra em contato com

as estratégias atuais de divulgação, ele automaticamente conhece o marketing digital.

Entretanto, durante esse processo de conhecimento, é comum que a maior parte deles fique confusa.

O que mais acaba confundindo é a quantidade de marketing que existem dentro e fora da internet.

Alguns pensam que precisam saber sobre todas as modalidades de marketing para assim conseguir divulgar o seu trabalho ou serviço da melhor maneira.

Contudo, podemos lhe dizer que não.

Na realidade para fazer a melhor divulgação é essencial que você conheça tudo sobre um tipo de marketing, para realizar a publicidade.

Pesquisar sobre muitos tipos de marketing logo no início, além de dificultar o discernimento, essa ação pode também fazer com que a sua publicidade seja realizada de uma forma insatisfatória.

Ocasionando assim os resultados ruins.

Por isso, é interessante que você saiba sobre um tipo de marketing para depois descobrir sobre outro e assim por diante.

Seguindo essa linha de raciocínio, hoje estamos aqui para lhe falar sobre marketing de conteúdo.

Um tipo de divulgação comum, porém que a maioria das pessoas ainda insiste em ter dúvidas a respeito.

Durante esse artigo você poderá descobrir mais sobre o que é o marketing de conteúdo, sua importância e muito mais.

Portanto, nos acompanhe para conferir as melhores explicações.

O que é o marketing de conteúdo

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Bom, basicamente o marketing de conteúdo é uma técnica de criar, divulgar e também de promover conteúdos diferenciados para os clientes.

Esse tipo de marketing busca atingir principalmente um público específico, para que esse mesmo público se torne fiel com o passar do tempo.

O conteúdo postado irá atingir esse público-alvo e fará com que os mesmo tenham ações rentáveis, que no caso, irão lhe trazer lucros.

O marketing de conteúdo é essencial para empresas que estão buscando por uma divulgação mais focada em um tipo de público.

Pois oferece grandes benefícios já que é tão exclusivo.

Entretanto, quando os indivíduos começam a conhecer mais a respeito do marketing de conteúdo, eles imaginam ser um tipo de divulgação prática.

No qual os benefícios podem ser conferidos rapidamente.

Ao contrário de algumas estratégias, o marketing de conteúdo pode levar meses ou até mesmo anos para que essa plateia seja consolidada.

Por esse motivo, é essencial ter muita paciência e principalmente dedicação, para que no final de muito trabalho, os resultados possam surgir.

Mas é interessante ressaltar que os benefícios são reais.

E quando comparado com o marketing por redes sociais, por exemplo, o marketing de conteúdo é de fato superior.

Por isso, vale à pena investir tempo nele.

Para compreender porque o marketing digital “demora” para que você consiga enxergar as vantagens, é interessante saber mais sobre todas as suas etapas.

O processo do marketing de conteúdo

Como citado à cima, é necessário conhecer todas as etapas do marketing de conteúdo para compreender porque o processo é tão longo.

Sendo assim, confira a explicação de cada processo, para ter o melhor entendimento:

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Consciência de marca

A primeira fase do processo é a consciência de marca.

Funciona com o intuito principal de que o visitante conheça tanto sobre o seu serviço ou produto a ponto de conhecer sua marca.

Esse tipo de processo é um dos mais procurados pelas empresas que estão realizando publicidade pela internet.

Pois é a partir dele que um visitante irá ter a consciência da sua marca.

Em outras palavras, imagine que o visitante está navegando na internet e de repente se repara com um produto da sua loja.

Durante esse processo, o essencial é que ele consiga detectar a sua marca, e é exatamente para isso que essa fase serve.

Geração de leads

O segundo passo desse processo é a geração de leads, algo que também é muito importante.

Para os que ainda não sabem, os leads são contatos de vários visitantes como alguns dados pessoais.

Que são fornecidos em troca de algumas recompensas oferecidas pela empresa.

Gerar mais leads é extremamente importante para realizar o marketing de conteúdo.

Já que com os leads você poderá utilizar diversas ferramentas de análises de métricas.

Sabendo da importância para o marketing de conteúdo, é fundamental conhecer mais dicas para gerar leads.

Conversão em clientes

Você pode observar que nas primeiras etapas, nos referimos às pessoas como “visitantes”, pois é exatamente o que eles eram.

Eles eram visitantes, pois agora chegou a hora de torná-los clientes.

O marketing de conteúdo nesse momento deverá ser trabalhado muito bem.

Para que ao invés do lead ir procurar por outra empresa, ele finalmente se torne um consumidor.

Com a conversão em clientes, você poderá ter a certeza de como seguir com as estratégias de marketing.

Uma boa dica para obter bons resultados de conversão de leads para clientes é investir pesado em descontos e conteúdos que chamem a atenção.

Eles devem fazer com que o visitante compre.

Serviço ao cliente

O quarto passo do marketing de conteúdo é o serviço aos clientes.

Para realizá-lo as empresas utilizam diversas estratégias, sendo uma delas a organização em relação ao conteúdo.

Uma excelente dica para as empresas que pretendem realizar o serviço ao cliente é enviar calendários de publicação, algo extremamente útil.

Além disso, já que o visitante se tornou um consumidor, é interessante que nesse passo a empresa ofereça um serviço de guia.

No qual estarão informações mais detalhadas sobre cada produto ou serviço que oferece.

Esses passos farão com que o consumidor continue diariamente engajado com o seu site e todos os seus conteúdos.

Retenção do cliente

Bom, pode ter certeza que manter a sua clientela é mais fácil do que conquistar uma nova, por isso, logo depois do serviço ao cliente vem à retenção do cliente.

A retenção do cliente se resume na ideia de conservá-lo.

Geralmente algumas empresas chegam até o passo de “serviço ao cliente” acreditando que é o último.

Pois logo depois de vender um produto a empresa perde todo o relacionamento desenvolvido durante tanto tempo com uma simples atitude, esquecendo o consumidor.

Isso precisa ser evitado, já que esse cliente adquiriu o seu produto e com certeza tem em mente voltar à procura de mais.

Para realizar a retenção do cliente, é essencial que você mantenha o contato, sempre enviando um conteúdo via email, por exemplo.

Esse conteúdo será enviado para mostrar que você não se esqueceu dele.

Geração de fidelidade

Depois de adquirir um produto da sua empresa e conferir o seu conteúdo depois da compra, você deverá trabalhar um pouco mais para alcançar a geração de fidelidade.

Podemos lhe dizer que a fidelidade dos clientes na realidade não começa a ser conquistada agora.

Mas sim desde o início quando ele entrou em contato com a sua marca e conseguiu reconhecê-la.

Uma boa dica para que você consiga desenvolver uma boa estratégia de fidelidade é oferecer um atendimento superior.

As pessoas gostam e avaliam uma empresa positivamente quando são bem atendidas.

Por isso, invista em atendimento o quanto puder, para assim gerar fidelidade.

Upsell do cliente

Nesse próximo passo, chamado Upsell do cliente, o consumidor poderá entrar em contato com outro tipo de divulgação, no qual poderá se interessar grandemente.

Essa publicidade baseia-se na ideia de lucro, por isso, a empresa busca oferecer sempre um produto melhor e consequentemente mais caro.

Suponhamos que uma caixinha de suco de 200 ml está custando R$ 1,99 em um supermercado.

Porém na prateleira de cima, podemos ver uma caixa de suco de 2 litros por R$ 5,00.

Claramente obter a caixa de 2 litros de suco será mais vantajoso para o cliente e sim, essa é a estratégia de Upsell.

Essa parte do processo busca oferecer uma solução ao consumidor e ao mesmo tempo pretende aumentar o lucro da sua empresa, por isso, é muito boa para os dois lados.

Geração de defensores da marca

Por fim, a última etapa do processo de marketing de conteúdo é a geração de defensores da marca.

Essa fase como o nome sugere, tem o objetivo de manter a sobrevivência da sua empresa.

Para que o cliente continue sempre retornando e obtendo cada vez mais produtos.

Na verdade, esse último período está ligado à fidelidade, pois o mesmo processo e estratégia que você realizou nesse passo deverão ser repetidos agora.

Além do atendimento, para manter a fidelidade, é interessante fazer entrevistas mais profundas com os consumidores que compraram e retornaram.

Esses clientes são muito importantes e poderão lhe dar dicas surpreendentes nessas entrevistas.

Qual é a importância do marketing de conteúdo

Bom, logo depois de saber mais sobre todo o processo do marketing de conteúdo.

É muito interessante que você conheça a importância, para entender o porquê vale à pena investir nesse tipo de marketing.

Você poderá perceber alguns dos benefícios do marketing do conteúdo, pois iremos adicionar para melhorar ainda mais o entendimento.

Aumento do tráfego em seu site com o marketing de conteúdo

Todos sabem que o bom tráfego em um site é algo cobiçado por muitas empresas.

Entretanto, para obter esse bom tráfego é preciso trabalhar, como por exemplo, oferecendo um conteúdo relevante e útil aos clientes.

Pesquisas apontam que cerca de 80% das pessoas no mundo utilizam o Google para se comunicar.

Por conta disso, quando você investe no marketing de conteúdo, é provado que o seu tráfego irá aumentar grandemente com o passar do tempo.

Brand awareness

Quando um indivíduo reconhece o seu conteúdo ele consequentemente reconhece sua marca e, por fim, confia no produto.

Quanto mais você investir em informações interessantes sobre os seus produtos e serviços.

Embutindo sempre a sua divulgação em um artigo dentro do seu site, por exemplo, mais o cliente irá confiar em você.

Por conta disso, ao visualizar uma propaganda da sua marca, o consumidor não ficará com medo de obter o produto.

Mas sim irá comprá-lo porque justamente confia na sua marca.

O marketing de conteúdo esclarece todas as dúvidas do público

O mais legal do marketing de conteúdo é que ele trabalha principalmente com um público.

Por conta disso, você poderá esclarecer todas as dúvidas do mesmo com uma maior facilidade.

Ao decorrer do tempo, é interessante que você desenvolva um conteúdo específico.

Em que na sexta-feira, por exemplo, você poste um artigo com as principais dúvidas de clientes da semana.

Essas perguntas feitas pelos consumidores podem ser encontradas nas abas de comentários, chat, redes sociais e todas as outras estratégias que você costuma utilizar e que o cliente pode manter contato.

Reduz o CAC

O CAC significa Custo de Aquisição de Clientes.

Muitos donos de sites ainda não imaginam, mas sim, quando você trabalha para conquistar uma nova clientela, obviamente você está investindo.

O CAC é uma métrica, que busca calcular o valor que você investe para obter novos clientes todo o ano.

Por exemplo, algo que geralmente diminui consideravelmente quando o marketing de conteúdo é realizado.

Bom, com certeza a sua empresa já teve ou ainda tem aquele time comercial que trabalha especialmente com os clientes.

E de tempos em tempos gosta de investir em mídias para obter mais consumidores.

Com o marketing de conteúdo você não precisará se preocupar com a nova clientela.

Pois além de manter os consumidores antigos, você também alcança novos com o conteúdo circulando na internet.

Essa vantagem possibilita a ideia de investir esse dinheiro que iria para o CAC para outra área do seu site ou empresa.

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Gera vendas

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Por fim, a principal importância e vantagem para os donos de empresas é a geração de vendas.

Logo depois de realizar todos os processos e fazer o melhor marketing de conteúdo.

Você obviamente colherá os frutos e poderá conferir todos os lucros nas vendas dos seus produtos ou serviços.

Todas essas estratégias feitas terão o objetivo principal, vender, por isso, no final os lucros serão os melhores.

Bom, essa foi a nossa explicação sobre o que é o marketing de conteúdo, como funcionam os seus processos e qual a sua importância juntamente com os seus benefícios.

O marketing de conteúdo é um tipo de publicidade realizada na internet que mais rende lucros e oferece vantagens em longo prazo.

Por isso, invista e comece hoje mesmo a divulgar os seus produtos e serviços por meio do melhor conteúdo!

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