O que é nicho de mercado? Como descobrir e definir o seu?

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O que é nicho de mercado? – entenda a segmentação

O que é nicho de mercado – entenda a segmentação, o marketing digital esta totalmente ligado ao mercado que se atua,

Certamente sendo uns mais atrativos que outros, por isso, é importante antes de tudo saber escolher seu público, o seu mercado escolhido.

Ademais quando falamos em nicho de mercado as pessoas sabem que esse é um algum processo fundamental para um negócio na internet.

Aliás o  nicho de mercado possui esse título, pois além de ser utilizado por grandes empresas, também pode ser usado pelos empreendedores.

Assim basicamente qualquer tipo de público que trabalha na internet pode obter bons resultados.

PÁGINA DE CAPTURA

Entretanto, devemos lhe dizer uma coisa:

Por mais que diversas ferramentas facilitem a vida de um empreendedor digital ou de uma empresa, nada é muito fácil.

Ademais com o passar dos anos a quantidade de empresas criadas foi enorme, diante disso, é possível encontrar dificuldade por causa da concorrência.

Assim evidentemente há diversos conteúdos que são mais complexos, porém é preciso procurar por mais informações e assim trabalhar.

Certamente desistir de uma estratégia no começo está completamente errado, pois o certo seria procurar saber mais detalhes sobre esse processo.

E com certeza hoje estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao nicho de mercado.

Por isso, prossiga a leitura para conferir informações e detalhes importantes sobre esse processo.

Índice do conteúdo:

1 – O que é nicho de mercado;
2 – A importância da definição correta do seu nicho;
3 – Os tipos de nichos de mercado;
4 – Como escolher um nicho de mercado;
5 – É possível encontrar algum nicho inexplorado?
6 – Conclusão.

1 – O que é nicho de mercado?

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Antes de tudo, é de extrema importância que seja esclarecido o que é o nicho de mercado.

Segmentar os nichos de mercado

Por mais que você tenha uma base, é necessário explicar para que ao decorrer da leitura dúvidas não apareçam.

O nicho é basicamente um mercado menor dentro de outro maior.

Essa segmentação é muito conhecida na internet, isso porque as empresas que usam como técnica sempre conferem benefícios impressionantes.

O nicho de mercado pode ter várias definições, como ser um segmento, um sub-mercado ou até mesmo o recorte de um mercado.

Geralmente quando o assunto é marketing digital, os indivíduos que trabalham na área preferem se referir ao nicho de mercado como uma segmentação.

Por conta disso, ao decorrer desse artigo você poderá notar constantemente essa palavra e exemplos relacionados à segmentação.

Podemos lhe dizer que na realidade todas essas definições e explicações estão interligadas.

Isso ocorre porque o nicho de mercado é a identificação de um grupo menor dentro de um grande setor.

Um bom exemplo para que você entenda melhor sobre esse processo sobre é a alimentação.

A alimentação é um nicho dentro do grande mercado chamado saúde.

Podemos lhe dizer que o nicho de mercado se resume em uma divisão na qual as necessidades do cliente ainda não foram muito exploradas.

Agora sim você conseguiu compreender certamente o que é o nicho de mercado?

Pois é, com os exemplos e também ao decorrer desse artigo você poderá entender ainda mais.

2 – A importância da definição correta do seu nicho

Uma das características mais interessante de uma empresa que trabalha com o nicho de mercado é o seguinte:

Assim ela busca por algo que aparenta não ter nenhum tipo de solução.

nicho de mercado e a sua importância

E ao encontrar esse nicho aparentemente sem saída, a empresa se aprofunda no assunto e oferece uma solução.

E é exatamente isso que chama a atenção de muitas pessoas.

Graças a sua empresa as pessoas agora encontraram solução nesse nicho.

Note o quanto isso é interessante para o seu crescimento na internet.

Mas agora, apesar de entender o que é nicho de mercado, é legal que você confira a importância da definição.

Por conta disso, confira a seguir alguns exemplos que provam a importância da definição correta do nicho da sua empresa:

Quando se tem uma solução, seja ela  qual for para um determinado segmento, a probabilidade de vendas são maiores quando voce tenta vender abertamente para todos.

Ao encontrar um nicho único “ela”, a empresa, simplesmente precisa começar a esclarecer dúvidas dos clientes e oferece  uma solução em relação há várias “dores” dentro daquele nicho.

Ademais por esse motivo, para definir um nicho é de extrema importância conhecê-lo da melhor maneira.

Destacar a marca

Além disso, caso você opte por algo exclusivo e tente levar soluções para o nicho escolhido, assim se começa a se destacar, mesmo como afiliado.

Pelo simples fato de oferecer um conteúdo para um nicho específico, os seus produtos recebem uma maior atenção e também valor.

Esse é mais um bom exemplo da importância dessa segmentação, pois a sua empresa começa a ser mais reconhecida.

E obviamente essa evidência na internet é algo que muitas marcas visam atualmente.

O consumidor se identifica cada vez mais.

O cliente sempre se identifica com as marcas que oferecem um conteúdos e soluções específicas dedicadas somente para um único nicho.

Essa identificação pode se transformar facilmente em maiores vendas na internet e em lucros no futuro.

E quando falamos em necessidades, queremos dizer as informações e produtos de qualidade que o cliente procura.

Aliás, o cliente também entende que você tem como objetivo atender os seus desejos sempre visando à qualidade.

Menor concorrência

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Caso você saiba definir corretamente o seu nicho de mercado, é possível que ocorra uma diminuição na concorrência.

Isso ocorre, pois o seu nicho basicamente será incomum, o que faz com que poucas empresas conheçam.

E trabalhar com uma concorrência menor se tornou o sonho de muitos donos de negócios.

Isso é o sonho de muitas marcas, pois com a menor concorrência é mais fácil alcançar clientes.

Por conta disso, é muito importante saber definir.

Outras marcas podem oferecer parceria

A parceria é uma técnica muito comum do marketing digital.

Ela ocorre da seguinte maneira:

Duas ou mais empresas decidem cooperar uma com a outra.

Essa colaboração pode ser feita por diversos meios.

Um exemplo comum é o conteúdo, no qual uma empresa acaba indicando o trabalho da outra por artigos.

Ao escolher o nicho você pode também pode ter novas oportunidades em relação às parcerias.

Ademais quando um cliente nota que a empresa está visando oferecer o melhor, normalmente ele não se importa com preço.

Principalmente quando a marca mostra interesse pelas necessidades de um consumidor daquele nicho escolhido, ele se esquece do custo.

Isso ocorre, pois ele está tão satisfeito com o serviço/produto que simplesmente pode pagar o que for para comprar.

Bom, esses são apenas alguns dos benefícios do nicho de mercado para que você compreenda a sua importância.

3 – Os tipos de nichos de mercado

Depois de saber o que é e também a importância de definir o nicho de mercado da sua empresa, é interessante conhecer os tipos.

Bom, essa segmentação possui quatro fundamentais características.

A geográfica, demográfica, psicológica e também a comportamental.

E para aumentar ainda mais o seu conhecimento em relação ao nicho de mercado, vamos explicar todos a seguir:

Segmentação geográfica

Para explicar esse tipo de segmentação é completamente simples.

Ela busca identificar e dividir um determinado mercado em unidades geográficas diferentes.

Além disso, oferece uma localização exata do indivíduo que está comprando.

Os parâmetros como país, Estado, cidade, bairro, CEP e até mesmo o endereço são os mais usados.

Essas informações podem ser úteis, pois geralmente uma empresa trabalha da seguinte maneira:

Loja de vestuários – os melhores vestuários da zona sul de São Paulo.

Essa técnica pode lhe informar sobre os seus concorrentes que estão por perto.

Aliás, também deixa claro quais são as necessidades dos indivíduos desse local.

Além disso, a marca pode operar em algumas áreas, porém sempre tendo como base todas ao seu redor.

É um segmento realmente muito útil e interessante para quem busca trabalhar de uma forma específica.

Segmentação demográfica

Esse tipo de segmentação é um pouco mais diferente da geográfica, já que visa detalhes mais pessoais.

O mercado é basicamente dividido em faixa etária, gênero, ocupação, religião, nível de escolaridade e até mesmo a renda.

Todos sabem que obter essas informações é algo muito interessante para um dono de negócio online.

E foi comprovado que esses dados da segmentação demográfica são mais simples de se obter dos indivíduos.

Um exemplo da segmentação demográfica é o seguinte:

Loja de livros – loja de livros clássicos.

No caso essa é uma empresa que encontrou o nicho de livros clássicos e utiliza a segmentação demográfica para obter retorno.

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica é outro exemplo de nicho de mercado que visa também alguns pontos pessoais dos clientes.

No caso seguindo com a divisão do mercado, na psicográfica é possível conferir que as pessoas são divididas em alguns grupos.

Estilo de vida, personalidade e também a classe social são os três aspectos para realizar essa segmentação.

Primeiramente o estilo de vida é visado, pois é através dele que as pessoas mostram o seu gosto em relação ao produto.

Embora a personalidade também indica para o proprietário do negócio um pouco mais sobre o serviço que a pessoa busca.

E a classe social obviamente também é essencial, já ela mostra de uma forma bem mais simples a preferência do cliente.

Confira um exemplo da segmentação psicográfica:

Restaurante – restaurante especializado em comida italiana.

Segmentação comportamental

Como o nome já nos sugere, a segmentação comportamental visa o hábito das pessoas.

Assim como a segmentação psicográfica, a famosa comportamental também divide as pessoas em alguns grupos.

Conhecimento, atitude e também a resposta que uma pessoa oferece em relação ao produto são esse grupos.

No caso do conhecimento, dependendo do indivíduo ao notar seu pensamento é completamente simples entender sua preferência.

Já a atitude está relacionada à ação do cliente ao conferi um anúncio.

E, por fim, a resposta de uma pessoa sobre um produto também prova o quanto ele aprova aquela opção de serviço.

Um exemplo bom de segmentação comportamental é o seguinte:

Galeria de arte – arte contemporânea.

Agora confira um exemplo de todas as junções de segmentos em uma frase para conferir com detalhes dos tipos:

Os indivíduos que moram em São Paulo (segmentação geográfica – cidade), ou mais precisamente, os jovens, (segmentação demográfica – faixa etária) são completamente originais (segmentação psicográfica – personalidade) e também possuem uma maior facilidade com a internet (segmentação comportamental – conhecimento).

Bom, esses são os quatro exemplos de segmentação do nicho de mercado.

Realmente agora sim você já tem uma boa base do que é o nicho de mercado e também a sua importância.

4 – Como escolher um nicho de mercado

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Logo depois de conferir o que é, sua importância e também quais são os quatro tipos de nichos de mercado, devemos prosseguir.

Agora iremos falar um pouco sobre como você pode escolher o seu próprio nicho de mercado.

Bom, inicialmente é fundamental lhe informar que não basta conferir algumas informações sobre o nicho de mercado e simplesmente definir o seu.

Inicialmente é preciso ter paciência e pensar muito antes de escolher.

Mas vamos logo às dicas:

Procure o seu nicho de acordo com as características da sua marca

Muitas marcas atualmente definiram o seu nicho de mercado avaliando algumas das suas características próprias.

Voce também escolher o seu nicho baseando-se na escolha dos seus produtos como afiliado.

Se você está vendendo na internet, obviamente há grupos interessados pelos seus produtos/serviços.

Esses grupos com toda a certeza têm necessidades especiais e você precisa começar a trabalhar para oferecer soluções.

Inicialmente uma dica é que você descubra quais são as necessidades mais comuns do seu público.

Estude e se aprofunde nessas necessidades, para que assim venha desenvolver soluções e encontrar o seu nicho.

Essa ação de procurar e disponibilizar soluções aos clientes além de encontrar boas opções de nicho, também deixa a sua empresa em destaque.

Por conta disso, combater a concorrência acaba sendo ao mais fácil, já que a sua empresa fica no topo.

Faça listas de habilidades

Logicamente, para escolher o seu nicho você precisa conhecer as suas próprias habilidades.

Por conta disso, é legal que você pegue um papel e uma caneta e escreva todas as suas qualidades.

Pode anotar tudo o que vier a sua mente, pois isso será útil no futuro.

Com a lista de habilidades pronta, chegou a hora de fazer o contrário.

Você deverá citar alguma capacidade que ainda não tem e também habilidade que pretende obter.

Depois é legal avaliar e pesquisar para descobrir em qual nicho todas as suas habilidades se encaixam.

Além disso, trabalhe com a lista de habilidades que não tem para que assim obtenha um conhecimento ampliado.

Essa ideia de criação de listas é algo que os indivíduos que oferecem cursos sempre indicam durante uma aula.

A lista lhe oferece uma base e uma motivação para aprender o que ainda não sabe.

Pesquisa do Google

Uma ferramenta muito simples do Google é a pesquisa.

O interessante é que você somente digite o seu mercado e depois confira as opções que ficam a baixo.

Suponhamos que um indivíduo pretende trabalhar com o marketing digital em seu site.

Todavia, o marketing é um mercado enorme e muito famoso.

Encontrar um nicho inexplorado é muito interessante e ele decide digitar marketing digital com alguns modificadores no final da frase.

Marketing digital para;

Marketing digital de.

Essas foram as duas opções de modificadores que ele usou para que assim conhecesse alguns dos nichos.

Ao digitarmos “marketing digital para” foi possível notar as seguintes opções:

Marketing digital para empresas pequenas;

  • para advogados;
    para leigos;
  • empreendedores.

Já digitando “marketing digital de” essas opções apareceram:

Marketing digital de alta performance;
de afiliados,  de moda, de conteúdo.

Note que apareceram alguns nichos do marketing digital.

Em alguns casos é dessa forma completamente simples que você pode encontrar um nicho inexplorado de uma forma eficaz.

Ubbersuggest

O Ubbersuggest é basicamente uma ferramenta gratuita que busca lhe informar algumas palavras chaves relacionadas ao seu mercado.

Deste modo a ferramenta lhe informa as palavras-chaves mais procuradas do seu nicho, cabendo a voce produzir conteúdo sobre aquele determinado assunto, seja, artigo, imagens, vídeos ou outro qualquer.

De uma forma simples, lógico que temos alguns detalhes, mas seu artigo, vídeo ou imagem é encontrado quando é procurado.

Logo seu conteúdo quando for feito com palavras-chaves procuradas, independente do veículo que expõe aquele conteúdo, ele vai aparecer nos buscadores, em pesquisas, no youtube, redes sociais e etc…

Suponhamos novamente um site de negócios que pretende trabalhar com o marketing digital.

Ao entrar no site da Ubbersuggest, é possível conferir de início uma opção para que você digite uma palavra-chave.

Além disso, logo um pouco a direita é possível escolher o idioma/país.

O interessante é que você adicione no lugar da palavra-chave o seu mercado e deixe o idioma/país certo.

Depois basta clicar na opção de “buscar”.

Já que estamos usando o exemplo do marketing digital iremos lhe falar agora algumas das informações.

Essas informações são as que você poderá conferir ao realizar o mesmo processo de busca na ferramenta.

Ao buscar, fomos direcionados para outra página do site que ofereceu dados completamente relevantes sobre o mercado de marketing.

Informações que a ferramenta lhe oferece

Logo no começo a ferramenta nos mostrou o seguinte:

Quantidade do volume de busca, SEO difficulty (dificuldade do SEO), Paid difficulty (dificuldade paga) e também o CPC (custo por clique).

Pois, posteriormente, podemos conferir a seguinte frase:

“Esta palavra-chave é competitiva. Você tem uma chance de 40% de se posicionar entre os 20 primeiros resultados.”

Note que a ferramenta informou que o mercado é competitivo e também deu uma porcentagem.

Essas informações são muito valiosas, principalmente para uma pessoa que busca um nicho inexplorado.

Logo em seguida, pudemos conferir também o gráfico mensal do volume de busca.

Esse gráfico nos mostrou que há cerca de 60.500 buscas por esse mercado.

Depois chegou a parte mais interessante, as “ideias de palavras-chaves”.

Ao descer um pouco você poderá conferir diversas opções relacionadas ao seu mercado e é exatamente aqui que o seu nicho pode estar.

Sendo o contrário das pesquisas do Google, essa ferramenta lhe oferece informações mais precisas.

Caso você queira conferir mais opções, acesse o site, repita o processo que citamos a cima e escolha a opção de “ver todas as ideias de palavras-chaves”.

Assim ao clicar você poderá encontrar o seu nicho e saber todas as informações sobre ele.

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7 – Conclusão


Bom, essas foram nossas duas opções de ferramentas para que você encontre o seu nicho inexplorado.

Uma dica final é que você sempre estude o nicho antes de escolhê-lo.

Em alguns casos, já houve empresas que ficaram muito felizes em encontrar um nicho inexplorado.

O problema é que elas não estudaram de verdade e simplesmente escolheram um nicho que não rende lucros.

Tenha me mente que caso o nicho nunca tenha sido explorado, é completamente possível que ele não seja bom.

Por conta disso, ao invés de lançar suas estratégias para um nicho inexplorado, busque saber se ele realmente vale a pena.

Certamente é quase impossível receber lucro no início de uma estratégia, mas conheça indivíduos que trabalham nesse nicho para saber se ele oferece retornos.

Bom, essa foi a nossa explicação do que é nicho de mercado.

É de extrema importância que você sempre siga as nossas dicas e procure por um nicho que seja realmente do seu interesse.

Ademais, depois de escolher o nicho é muito interessante que você se aprofunde no assunto.

Para esclarecer dúvidas sobre os clientes você precisa saber tudo sobre o tema, por isso, se informe!

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