Qual a melhor mídia social que devemos utilizar no Marketing Digital?
Está em dúvida sobre qual a melhor mídia social para promover o seu negócio?
Instagram, Facebook, WhatsApp, Pinterest, YouTube e até mesmo as novas redes sociais Tik Tok e Kawaii. Mídias gigantescas que alcançam milhares de pessoas, mas que são diferentes entre si.
Então, na hora de criar conteúdo online e fazer divulgação é normal ter dúvida sobre qual a melhor mídia social.
Mas, como você vai descobrir ao longo desse artigo, não existe uma única resposta para essa pergunta.
Qual a melhor mídia social: texto, vídeo ou imagem?
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As mídias sociais mais populares tem focos diferentes de atuação. Além disso, como mencionamos no início desse texto, elas são várias.
E suas particularidades são justamente os fatores que fazem com que todas sejam interessantes para os usuários. Dessa forma, a maioria das pessoas tem contas em várias mídias sociais.
Porém, para quem as mídias sociais tem como objetivo a divulgação e o marketing.
É preciso conhecer as diferenças entre as principais mídias sociais, já que isso está diretamente ligado à criação de tipo de conteúdo e até mesmo a segmentação do público-alvo.
E como voce deve explora-la; imagem, texto, vídeos, formatos, tamanhos?
Por exemplo: enquanto o Facebook é um ótimo lugar para postagens com textos, já o Instagram é especializado em imagens.
Como consequência, quando você publica uma legenda no Instagram ela tem pouco destaque. Porém, a imagem salta aos olhos do usuário antes mesmo que o nome da conta que publicou.
Essas diferenças também nos levam a outro ponto importante para descobrir qual a melhor mídia social.
1 – Primeiro Passo.
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O primeiro passo é identificar quem é o seu público. Você quer ser o mais específico possível, pois isso facilitará sua decisão. Escreva as respostas para as seguintes perguntas:
Quem é o seu cliente típico?
Quantos anos eles tem?
Público masculinos ou feminino?
Qual é a sua renda e nível de educação?
No que eles estão interessados fora do seu produto e serviço?
Use as respostas a essas perguntas (e quaisquer outras perguntas pertinentes que possam estar relacionadas ao negócio ou setor em que você atua) para ajudar a criar um perfil do seu público e uma persona.
Depois de conhecer seu público, você precisa definir metas para esse público. Como proprietário de uma empresa, seu objetivo principal provavelmente será impulsionar as vendas atraindo clientes, mas existem outras metas criativas para as mídias sociais.
Enquanto algumas marcas usam a mídia social para impulsionar o reconhecimento da marca e desenvolver relacionamentos amigáveis com potenciais compradores, outras usam a mídia social para suporte ao cliente.
Por exemplo, a empresa de mídia sob demanda Netflix usa o Twitter @Netflixhelps para resolver problemas de atendimento ao cliente. Não apenas libera suas linhas telefônicas, mas oferece aos clientes satisfeitos a oportunidade de promover sua marca.
Quando se trata de criar suas metas de mídia social, faça um brainstorming de uma lista de maneiras típicas e incomuns pelas quais as mídias sociais podem funcionar para sua marca.
Passo 2: Defina seus objetivos
Depois de conhecer seu público, você precisa definir metas para esse público. Como produtor ou afiliado ou até mesmo proprietário de um estabelecimento, seu objetivo principal provavelmente será impulsionar as vendas atraindo clientes, mas existem outras metas criativas para as mídias sociais. Enquanto algumas marcas usam a mídia social para impulsionar o reconhecimento da marca e desenvolver relacionamentos amigáveis com potenciais compradores, outras usam a mídia social para suporte ao cliente.
Por exemplo, a empresa de mídia sob demanda Netflix usa o Twitter @Netflixhelps para resolver problemas de atendimento ao cliente. Não apenas libera suas linhas telefônicas, mas oferece aos clientes satisfeitos a oportunidade de promover sua marca.
Quando se trata de criar suas metas de mídia social, faça um brainstorming de uma lista de maneiras típicas e incomuns pelas quais as mídias sociais podem funcionar para sua marca.
Etapa 3: encontre seu público
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Agora que você tem o perfil do seu público e seus objetivos definidos, é hora de encontrar seu público. Para fazer isso, você determinará qual plataforma seu público usa observando os dados demográficos dos usuários em cada plataforma. Você também deve considerar o quão ativo seu público é nessa plataforma. Por exemplo, embora os usuários jovens do Facebook possam ter perfis, eles são mais ativos no Instagram ou no TikTok . Além de dados demográficos e engajamento, você também vai querer ver como as pessoas usam a plataforma.
Abaixo está um guia para algumas das principais plataformas de mídia social para ajudá-lo a encontrar seu público.
dados demográficos dos usuários em cada plataforma. Você também deve considerar o quão ativo seu público é nessa plataforma. Por exemplo, embora os usuários jovens do Facebook possam ter perfis, eles são mais ativos no Instagram ou no TikTok . Além de dados demográficos e engajamento, você também vai querer ver como as pessoas usam a plataforma.
Abaixo está um guia para algumas das principais plataformas de mídia social para ajudá-lo a encontrar seu público.
O Facebook relata mais de 2,7 bilhões de usuários, o que é maior que a população da China! Com todo esse barulho, é importante lembrar como as pessoas usam o Facebook: para construir relacionamentos e manter contato com velhos amigos. Isso torna o Facebook uma boa plataforma para fidelizar sua base de clientes existente. A desvantagem do Facebook é que pode ser difícil alcançar um novo público; devido à sua grande população, suas postagens têm um alcance limitado, mesmo dentro de suas próprias redes.
Ao avaliar o Facebook como uma plataforma em potencial, considere cuidadosamente seus objetivos de negócios. Se você está tentando adquirir novos negócios, o Facebook pode não ser sua melhor opção, mas se você está construindo um público dedicado de clientes e precisa de uma maneira de manter contato com eles, essa é uma ótima opção para o seu negócio.
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O Twitter é uma excelente plataforma para criar reconhecimento para sua marca. O Twitter utiliza a hashtag, que organiza as conversas em torno de uma palavra ou frase. Ao pesquisar hashtags, você pode aprender sobre o que as pessoas estão falando para poder criar seus tweets para participar de conversas populares. Por que você faria isso? Como o Twitter pode oferecer informações sobre quais tópicos estão em alta, o Twitter é frequentemente usado por agências de notícias para encontrar histórias. Como o Twitter costuma ser usado para fornecer atualizações em tempo real para um público, muitas marcas combinam o Twitter com engajamento offline, como eventos.
O Pinterest é usado para “scrapbooking” ou, em outras palavras, salvar conteúdo “fixando” fotos ou vídeos em um quadro de avisos virtual. As usuárias do sexo feminino dominam o grupo demográfico do Pinterest. Alguns dos pins mais comuns são receitas, ideias de estilo, fotografias impressionantes e artesanato DIY. Como o Pinterest é uma plataforma baseada em visual, você precisará de gráficos fortes para envolver os usuários. O uso comercial bem-sucedido do Pinterest tem sido associado a fortes vendas no varejo.
YOUTUBE
Embora o YouTube tenha 2,3 bilhões de usuários, seu alcance vai muito além disso. Você não precisa se inscrever para ser um usuário para visualizar o conteúdo no YouTube. Como resultado, o YouTube se tornou uma das maiores plataformas de mecanismos de pesquisa. Muitas dessas pesquisas são para vídeos “Como fazer”. As empresas do setor de serviços que podem oferecer esse tipo de conteúdo funcionam bem nessa plataforma, juntamente com vídeos educacionais e de estilo de vida.
O LinkedIn tem a distinção de ser a plataforma mais utilizada para públicos mais velhos. Possui os maiores usuários entre 30 e 49 anos. O LinkedIn também é único porque tem um foco estreito. As pessoas usam o LinkedIn para procurar empregos e fazer networking profissionalmente. Como resultado, a plataforma é útil para geração de leads B2B, networking geral e recrutamento de funcionários.
O Instagram é uma das plataformas que mais cresce, principalmente entre um público jovem. Assim como o Pinterest, o Instagram depende de fotos ou vídeos para conversas. Como resultado, essa plataforma funciona muito bem para negócios baseados em visual, como arte, comida, varejo e beleza. Por ser uma plataforma em crescimento, há menos ruído do que o Facebook. Isso significa que a plataforma é útil para gerar leads porque seu alcance é maior.
TIK TOK
O TikTok é conhecido por seus vídeos curtos. Como o Pinterest e o Instagram, o TikTok é melhor para negócios baseados em recursos visuais, como arte, alimentos, varejo, beleza e alguns setores de serviços. O TikTok tem um público muito jovem. A plataforma é útil para atingir a faixa etária de 18 a 24 anos e aumentar o reconhecimento da marca.
Mas, e as outras mídias sociais?
Depois que você descobrir qual a melhor mídia social para o seu negócio, não significa que você deva Ignorar as outras. Muitas vezes é possível que haja uma boa concentração do seu público-alvo em mais de uma mídia.
Além disso, mesmo que menor sempre haverá uma parcela de pessoas interessadas no seu conteúdo em qualquer rede social.
Portanto, vale a pena conhecer as particularidades das redes sociais mais populares e não ficar fora de nenhuma.
Por fim, é sempre mais eficaz investir em conversão midiática para dialogar com seu público através de diferentes canais de divulgação.
Na prática, isso significa que o conteúdo do seu blog pode virar um vídeo no YouTube ou vice-versa. Já aquela imagem bacana no Instagram pode render um texto persuasivo no Facebook.
Mas, esses são apenas alguns exemplos. Já que as possibilidades de criar conteúdos com conversão midiática são muito amplas.
Como decidir qual a melhor mídia social depende de onde está o seu público.
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Cada mídia social tem suas próprias particularidades, o que significa que não atraem exatamente o mesmo público.
Isso significa que é necessário conhecer o seu público, descobrir em qual mídia social e se concentra e marcar presença.
Para isso é necessário investir em pesquisas para conhecer o perfil do seu público alvo, determinar seus gostos e preferências. O que inclui seu comportamento online, como suas redes sociais preferidas e conteúdos que agradam.
Concluindo
Saber qual a melhor mídia social depende do perfil do seu público e dos objetivos do seu negócio. O que você não pode fazer é ficar de fora das mídias sociais.
A última dica de hoje é: faça uma coisa de cada vez. Então, encontre a rede social onde seu público se concentra, entenda como ela funciona e potencialize seus resultados por lá.
Quando tudo estiver funcionando bem, e você estiver com um bom público, então é hora de seguir para sua próxima mídia social.
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