A primeira coisa que você ouvirá de qualquer profissional de marketing on-line experiente é que precisa de muito tráfego para fazer seu site funcionar.
Na verdade, a maioria dos especialistas em SEO expõe exatamente isso em seus sites:
Como eles aumentaram o tráfego do site ou da página e como podem ajudar você com o seu.
Você encontrará milhares de páginas sobre como usar o SEO com eficácia, criar estratégias de alcance, atrair novos públicos, como obter uma classificação elevada no Google para obter mais visualizações e assim por diante.
Sim, esta é uma faceta importante de qualquer empresa moderna.
Afinal, quanto mais pessoas veem seu site, mais clientes em potencial você tem.
Mas é “Mais tráfego = mais dinheiro” tão simples?
Claro, o tráfego é importante, mas essa premissa vem acompanhada de muitas letras miúdas que mostram que não é exatamente tão simples.
Para entender o quadro completo, precisamos levar em consideração alguns outros fatores, então vamos nos aprofundar!
O que traz dinheiro online:
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O ecossistema online é bastante diversificado, e isso também se mostra na espantosa variedade de maneiras de ganhar dinheiro online.
Você pode vender ou revender todos os tipos de coisas e serviços, pode apostar ou jogar jogos por dinheiro (se for legal em seu país), pode se tornar um editor que ganha dinheiro anunciando outras empresas e qualquer outra coisa imaginável no meio.
Para simplificar, vamos nos concentrar no jogo de marketing online (embora tudo escrito aqui se aplique a qualquer tipo de negócio online).
Nesse caso, seu dinheiro vem da publicidade.
Você usando o AdSense ou programas afiliados, o princípio é o mesmo.
Normalmente, você ganha sua comissão quando alguém clica em um anúncio em sua página que o redireciona para o site de um anunciante.
Apenas clicar no anúncio pode não ser suficiente.
Em alguns casos, os anunciantes pagarão por uma participação mais ativa do visitante que você enviou.
Eles podem pagar melhor se a pessoa que você enviou ao site deles comprou algo ou, pelo menos, deixou informações para serem contatadas para compras em potencial.
Obviamente, não importa o método de pagamento, você pode se beneficiar com um alto tráfego, mas de que adianta todos aqueles olhos em seu site , se os dedos não clicam nos anúncios ou naquele pequeno botão “comprar”?
É aqui que se pergunta quantos visitantes se tornam seus clientes ou qual é a sua taxa de conversão.
Conversão x métricas de tráfego
Vamos dar uma olhada no outro lado da moeda do anúncio.
Para você ganhar dinheiro com propaganda, deve haver alguém disposto a pagar por ela.
No caso mais geral, uma empresa deseja aumentar seu tráfego, então voltamos ao assunto.
O motivo disso?
A quantidade de dinheiro que gastam em publicidade online não se compara ao que potencialmente ganham com todos esses novos clientes.
Mas, novamente, o tráfego não garante compras, por isso a conversão é importante.
Conversão significa simplesmente quantos de seus visitantes você converte em clientes pagantes (de uma forma ou de outra).
No caso de anúncios, geralmente é medido por meio de sua taxa de cliques, ou CTR, que mostra uma porcentagem de pessoas que realmente clicaram no anúncio, depois de vê-lo.
Então, o que é melhor para você?
Ter 100 visitantes com taxa de conversão de 20% ou 1000 visitantes com taxa de conversão de 1%?
A matemática simples diz que o primeiro trará 20 clientes pagantes e o outro 10.
Claro, isso não desacredita a importância do tráfego intenso, apenas destaca a importância de convencer essas pessoas a fazerem o que você precisa que eles façam, seja clicar no anúncio ou comprar seu produto.
Outra coisa importante a ter em mente é a retenção de público.
Se você construir fidelidade à sua marca e tiver muitos clientes satisfeitos, isso pode ter um impacto melhor em sua receita a longo prazo do que tentar enganar seu público com alguns anúncios enganosos ou truques de marketing baratos.
Clientes satisfeitos tornam-se visitantes e clientes recorrentes, e podem até mesmo se tornar os promotores de sua marca se estiverem realmente satisfeitos.
Quer sejam pessoas que estão simplesmente satisfeitas com seus produtos ou conteúdo e o recomendam para seus amigos, ou fãs completos, eles valem seu peso em ouro.
Isso tudo significa que você deve estar ativo online e interagir com seu público.
Você precisa ter uma presença forte nas redes sociais, construir suas listas de e-mail, pedir a opinião deles nos comentários e assim por diante.
Como otimizar seu site para ter o melhor ROI
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O mais importante é o que funciona para você.
Você deve sempre avaliar o tempo e os recursos investidos em relação ao ganho potencial.
É aqui que a análise e o teste desempenham um grande papel, portanto, certifique-se de estabelecer algum tipo de estrutura que você siga, a fim de medir seus resultados da maneira mais confiável possível.
Reserve um tempo para aprender pelo menos as análises básicas e como medir algumas das métricas mais importantes.
Mesmo que você não seja muito experiente em tecnologia, não se preocupe. O Google oferece um pacote de análises básicas que é bastante fácil de usar para as coisas básicas de que você precisa, principalmente se estiver usando o AdSense.
Se você se tornar mais ambicioso ou tiver um negócio já desenvolvido que deseja levar para o próximo nível, pode optar por alguns dos pacotes analíticos de terceiros ou contratar uma das toneladas de agências de marketing para fazer seu trabalho por você.
Faça a divisão, ou teste A / B , para determinar que tipo de anúncios, cópias, descrições, designs, layouts e páginas de destino fornecem o melhor resultado.
Claro, seja sistemático sobre isso, não mude muitas coisas de uma vez, porque você não será capaz de descobrir como cada mudança afeta o desempenho.
Procure o feedback do seu público. É aqui que a mídia social pode ajudá-lo tremendamente, assim como qualquer pesquisa que você possa fazer em seu site.
Mesmo para coisas simples como cancelar a assinatura de sua lista de e-mail .
No final das contas, não, o tráfego não é o mais importante para o sucesso do seu site.
Claro que está no topo da lista, mas compartilha o pódio de prêmios com taxas de conversão, construção de marca e satisfação e fidelidade do cliente.
Para construir um site de sucesso , você deve levar tudo isso em consideração, junto com quanto você ganha por cliente (ou por clique, no caso dos anúncios), e quanto tudo isso custa para você, tanto no tempo e dinheiro.
Qualquer tipo de negócio é um ato de equilíbrio, então certifique-se de começar pelo solo antes de passar para o estreitamento entre os prédios. E não se esqueça do seu pára-quedas!
Bem, estamos aqui para ajudar! Nós sabemos exatamente o que é necessário para criar um negócio online bem-sucedido e vamos compartilhar isso com você!
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