As diferenças do marketing e a do marketing digital foram evidenciadas com o aumento da tecnologia e com o uso diário da internet, muitas pessoas decidiram investir cada vez mais no marketing digital.
Isso fez com que o marketing “tradicional” realizado em outdoor ou até mesmo na TV fosse perdendo a sua essência com o passar dos anos.
Muitos alegam que esse tipo de marketing atualmente está morto e não oferece nenhum benefício às empresas que buscam por bons resultados.
Mas para uma empresa ou até mesmo para um dono de blog que exibe seu conteúdo constantemente na internet.
É de extrema importância saber qual a diferença entre o Outbound marketing e o famoso marketing digital.
Hoje iremos falar sobre eles e você também poderá conferir explicações sobre como funciona as métricas para esses dois tipos de marketing.
Dessa forma, caso você tenha dúvidas sobre como funciona o marketing e as métricas fora e dentro da internet.
Nos acompanhe durante esse artigo e confira as melhoras dicas e informações.
Bom, para que você compreenda da melhor maneira.
Iremos agora lhe explicar inicialmente como funciona o marketing tradicional e suas métricas.
Logo em seguida falaremos do marketing digital e suas métricas e, por fim, citaremos suas diferenças.
Marketing “tradicional”
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Antes de tudo, devemos lhe dizer que não há marketing tradicional, por isso, um pouco à cima citamos o mesmo entre aspas.
O marketing é uma atividade que vive em constante mudança, portanto é impossível dizer que um tipo de marketing é o tradicional.
Mas porque ele foi citado dessa maneira?
Pelo simples fato de ser mais fácil, pois é conhecido dessa maneira, mas não é um termo errado, é evitado para que não confunda o entendimento.
Por isso, para evitar qualquer tipo de dificuldade na compreensão, vamos utilizar o termo de Outbound marketing.
E para os que ainda não compreendem o que é e como funciona esse tipo de marketing?
Como a maioria já tem uma leve noção, o marketing é a ideia de explorar, criar e entregar o melhor conteúdo para públicos variados.
O fato é que muitos utilizam as estratégicas de marketing para assim divulgar o seu trabalho e obter lucros durante o processo.
O Outbound marketing como a maioria já sabe é realizado de muitas formas.
Como propagandas na televisão, jornais, revistas, outdoor, rádio e as mídias mais conhecidas.
Agora, seguindo nossa linha de raciocínio, se for perguntar para muitas pessoas fora ou dentro da internet sobre esse tipo de marketing algumas não saberiam explicá-lo.
Já outras pessoas iriam falar o seguinte:
Mas o Outbound marketing não está morto?
Na realidade essa é a visão de muitas pessoas quando esse é o assunto, porém elas estão completamente enganadas.
Uma boa explicação para essa dúvida é a seguinte:
Se esse tipo de marketing estivesse morto, como as grandes empresas continuam anunciando seus produtos e serviços na televisão, por exemplo?
Caso realmente estivesse morto, esse tipo de marketing não iria oferecer nenhum retorno e logo as grandes empresas nunca iriam investir no mesmo.
Portanto, não, o Outbound marketing não está morto.
Métricas do Outbound marketing
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Para os que ainda não sabem, as métricas são estratégias dentro do marketing.
Que buscam medir a quantidade de visitantes que o seu site recebe diariamente, por exemplo.
Para explicar de uma forma mais simples, as métricas servem para calcular todas as informações e dados importantes de um visitante.
O que é algo muito bom para um dono de site.
Para esse tipo de marketing, as métricas são completamente diferentes se comparadas com o marketing digital.
Na realidade as métricas para o Outbound marketing são complicadas.
Pois caso seja realizado em um outdoor, por exemplo, é quase impossível anotar a quantidade correta de pessoas que visualizaram.
Na maioria dos casos a medição do público é realizada por meio de um aparelho, que possui uma precisão inacreditável.
Em alguns casos, o aparelho mede a quantidade de famílias e pessoas do território que estão consumindo o conteúdo na televisão.
Oque é algo muito bom para os indivíduos que estão fazendo o anúncio.
Já em revistas, depende de quantas foram vendidas e assim por diante.
Marketing digital
Agora chegou à hora de falar sobre ele, o marketing digital.
Todos sabem que o marketing digital ficou famoso atualmente, pois ele supostamente “roubou” o lugar do Outbound marketing.
É popular nos dias de hoje por causa do aumento no consumo do conteúdo virtual.
O que fez com que empresas viessem em busca de resultados, fazendo suas propagandas na internet.
Além disso, o marketing digital é o responsável por oferecer um espaço respeitável.
No qual empresas grandes e pequenas podem disputar livremente de uma forma completamente justa.
Essa estratégica é uma das melhores atualmente.
Por isso, muitas empresas que antes realizavam o Outbound marketing decidiram migrar para o marketing digital.
Com isso, a audiência online foi crescendo a cada dia, o que transformou ainda mais a internet um cenário perfeito para a divulgação de serviços ou até mesmo produtos.
E com isso veio o conceito da morte do Outbound marketing, pois muitos indivíduos começaram a preferir e migrar para o marketing digital.
Como o marketing digital funciona?
Todos sabem a base desse tipo de marketing, porém ainda possuem dúvidas de como ele funciona.
Bom, para explicar de uma forma mais simples.
Podemos lhe dizer que o marketing digital é realizado de diversas maneiras em blogs, sites, motores de busca, mídias sociais e email.
O interessante do marketing digital é que ele pode ser realizado por pessoas comuns, empresas, universidades, igrejas, associações e muito mais!
Basta saber como criar um site, divulgar o seu conteúdo e pronto.
Mais conhecido como “o novo marketing”, o marketing digital com certeza é uma grande opção atualmente.
Por oferecer benefícios maravilhosos para os que buscam realizá-lo.
Métricas do marketing digital
Diferente das métricas medidas por um aparelho.
As métricas do marketing digital são contabilizadas para que o indivíduo saiba mais sobre público que visita o seu site.
No caso, os donos de sites utilizam as métricas do marketing digital para obter dados mais precisos dos visitantes.
Para assim utilizar isso como forma de estratégia.
Dessa forma de marketing é realizada da seguinte maneira:
Um dono de blog, por exemplo, utiliza as métricas para descobrir mais sobre os visitantes de seu site.
Além disso, a informação que esse dono de blog pode aderir com as métricas qual é o conteúdo mais relevante e que mais interessa as pessoas.
Todas essas informações e dados irão ser grandes estratégias para a melhora da qualidade do blog.
Por isso, com base nessas informações o dono pode modificar ou manter o seu conteúdo, visando sempre oferecer o melhor.
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Diferença do marketing x marketing digital
Bom, agora que você já conseguiu compreender ao certo como funcionam esses dois tipos de marketing e suas métricas.
Agora podemos lhe falar agora a respeito de suas diferenças.
Comunicação:
A primeira diferença entre esses dois tipos de marketing é a comunicação.
Primeiramente, falando Outbound marketing, podemos lhe dizer que ele trabalha com a comunicação direta.
Mas o que seria a comunicação direta?
O indivíduo que entra em contato com o Outbound marketing está fazendo isso de uma forma proporcional.
Por isso, ele lê uma revista, por exemplo, e entra em contato com a propaganda.
Além disso, quando ele está assistindo a sua novela favorita e os minutos do comercial surgem, a comunicação direta é realizada.
Por isso, todas essas características são de um marketing direto.
Já no marketing digital tudo é diferente, pois a comunicação é algo indireto.
Os donos de sites geralmente buscam trabalhar e desenvolver um tipo de conteúdo que esteja no topo das pesquisas.
Portanto eles sempre trabalham de uma forma mais preparada, quando o visitante procura por um conteúdo específico.
O que transforma o conteúdo e a comunicação indireta.
Tempo de retorno e custo:
Duas diferenças muito interessantes também são o tempo de retorno e o gasto que cada marketing irá custar.
Falando inicialmente do tempo de retorno, podemos lhe dizer que o Outbound marketing tem uma velocidade bem maior de ROI.
Se comparada com o marketing digital.
Todos sabem que um anúncio na televisão pode sim atingir milhões de pessoas, portanto, possui um retorno enorme.
Entretanto, por mais que seja rápido em relação ao retorno, esse tipo de marketing é conhecido por ser o mais caro.
Por isso, as empresas ou indivíduos que desejam divulgar algum serviço ou trabalho precisam de um bom investimento.
Já no marketing digital em relação ao ROI, podemos lhe dizer que ele é mais demorado.
Quando comparado ao Outbound marketing, o marketing digital perde na rapidez do retorno.
Pois é necessário ter mais paciência e dedicação, para no final alcançar bons resultados.
Geralmente o marketing digital trabalha para atingir um público específico, por isso, quando comparado ao Outbound marketing possui um retorno menor.
Por outro, lado o marketing digital é mais barato, por conta disso, as empresas buscam sempre pelo mesmo para realizarem sua divulgação.
Basta criar um site, saber gerenciá-lo, divulgar o seu conteúdo ou trabalho e pronto.
Sua divulgação será realizada de uma forma gratuita ou, caso pretenda investir, bem mais barata.
Público:
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Outra característica que diferencia os dois tipos de marketing é o público.
No Outbound você ou sua empresa pode atingir diversos públicos.
Em outras palavras, esse marketing utiliza a comunicação em massa, sempre com o intuito de divulgar o seu trabalho da melhor maneira.
Isso é excelente, pois você alcança mais pessoas e consegue obter os resultados positivos com uma maior facilidade e rapidez.
Porém, no marketing digital, nunca há um site que agrade ou que direcione o seu conteúdo para todos os públicos.
No máximo a quantidade de públicos que um site busca atingir é três.
Por isso, como foi citada um pouco à cima, esse tipo de marketing exige uma maior paciência e dedicação.
Quantidade e qualidade:
A quantidade e qualidade também são duas diferenças muito importante quando esse é o assunto.
O Outbound marketing é famoso pela quantidade, em vista que quando um anúncio de rádio é exposto milhares de pessoas conhecem o seu trabalho.
Porém, nada é concreto, você irá alcançar somente uma quantidade de pessoas, isso não significa que irão contratar algum serviço ou comprar um produto.
Já o marketing digital é conhecido pela qualidade, pois um público específico é atingido, um público que realmente quer saber sobre o seu conteúdo.
Por mais que seja uma menor quantidade de pessoas, a qualidade é maior nesse tipo de divulgação.
Mudança:
Por fim, decidimos falar da seguinte diferença:
A mudança.
Quando falamos do Outbound marketing, a mudança é algo impossível.
Pois o seu anúncio já está em uma revista ou passando na televisão de milhares de pessoas.
O pior de tudo é que quando feito da primeira vez, o Outbound marketing é complicado, por isso, erros de principiante poderão surgir.
Isso é um ponto negativo, já que você precisa se esforçar tanto para desenvolver um conteúdo que não se arrependa no futuro.
Com o Outbound marketing você não pode mudar o seu conteúdo, pois isso irá exigir mais investimento de tempo e dinheiro.
Por outro lado, no marketing digital você não precisa se preocupar com tal situação.
O interessante desse tipo de marketing é que você pode modificá-lo quando quiser.
As estratégias e todo conteúdo de divulgação poderá ser mudado, o que é algo muito bom.
Com isso, você pode iniciar a sua estratégia de uma forma e com o passar dos anos pode mudá-la visando sempre o aumento da qualidade do seu conteúdo.
Bom, essa foi a nossa explicação do que é o Outbound marketing, marketing digital como funciona suas métricas e quais são suas principais diferenças.
Caso você esteja procurando por respostas sobre qual é o melhor marketing para a sua empresa, não podemos determinar.
Os tipos de atividade, no caso o marketing, nunca podem competir entre si.
Já que coincide uma com a outra, por isso, é impossível dizer qual o melhor.
Na realidade a melhor opção é que você busque por alternativas para incluir os dois marketing na sua estratégia e assim obter os melhores resultados possíveis.
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