Funil de vendas – conheça aqui detalhes sobre essa jornada

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O funil de vendas é o utilizado para o total convencimento do usuário para a compra do produto ou serviço que se está oferecendo.

Com o passar dos anos diversas estratégias foram criadas para alcançar mais clientes dentro da internet.

Dentre elas, é possível notar o funil de vendas, uma técnica indispensável para um dono de negócio que precisa vender seus produtos ou até mesmo serviços.

Entretanto, o funil de vendas ainda não é conhecido como deveria ser e algumas pessoas ainda têm dúvidas a respeito desse tipo de método.

Por conta disso, estamos aqui hoje para lhe falar mais sobre o que é o funil de vendas, como funciona, sua importância e como utilizar essa estratégia em seu site.

Assim sendo, caso você tenha alguma dúvida e queira saber mais sobre o funil de vendas, nos acompanhe e descubra as melhores dicas e explicações.

Funil de vendas, o que é?

Antes de tudo, é interessante que você saiba ao certo o que é o funil de vendas.

Por isso, para dar início de vez ao nosso artigo, vamos conferir a seguinte explicação:

Como foi citada um pouco a cima, o funil de vendas é um método e foi criado com um objetivo principal.

O objetivo de acompanhar o cliente desde o momento de busca até a compra.

Essa é outra famosa estratégia do marketing digital que impressiona muitos donos de sites.

Pois os resultados são realmente muito bons.

Como o funil tradicional, esse plano começa largo e diminui grandemente com o passar do tempo.

Os únicos que restam são os visitantes realmente interessados pelos seus serviços ou produtos que no final se tornam consumidores.

Como funciona

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Como prévia, lhe falamos que essa estratégia trabalha como o funil tradicional, mas como realmente funciona?

O funil de vendas possui todos os seus processos, para que assim consiga obter a confiança dos visitantes, para que no final eles se tornarem consumidores.

Tudo leva tempo, por isso, toda a estratégia é dividida em quatro partes, a atenção, o interesse, o desejo e, por fim, a ação.

Desse modo, decidimos explicar cada parte desse processo do funil de vendas:

Atenção

O processo de atenção é basicamente quando o visitante está navegando na internet e entra em contato com o seu conteúdo.

Ele estava fazendo pesquisas inocentemente e de repente entrou em contato com um produto da sua loja, por exemplo.

No início, ele irá primeiramente conhecer os seus produtos ou serviços, porém não será manifestado nenhum tipo de interesse ou até mesmo desejo de compra.

Interesse

Na parte do processo em que podemos notar o interesse é quando o visitante já conhece os seus produtos e serviços.

Porém ele ainda não possui o desejo de comprar.

O interesse é o único sentimento manifestado, para logo em seguida, o processo continuar com o próximo item:

Desejo

Depois de entrar em contato com o seu produto e despertar interesse, chegou a hora do desejo.

Agora, poderão surgir pensamentos na cabeça do visitante como, por exemplo:

“Seria interessante e eu quero muito comprar esse produto”, “eu realmente necessito desse serviço para facilitar a minha vida”.

Isso é completamente comum e daí, o último passo do processo surge:

Ação

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Ele conhece o seu produto, está interessado e tem o desejo de comprar, o que falta?

Exatamente, a ação, e daí é que o visitante se torna consumidor, pois ele irá agir e comprar o seu produto.

Entretanto, quando os indivíduos entram em contato com esses quatro passos, geralmente ficam com certo receio.

Na maioria das vezes os mesmo imaginam que esse é um processo realmente complicado, por isso, recorrem para uma estratégia de marketing digital mais fácil.

Caso você esteja com esse receio, podemos lhe dizer que nem tudo são flores, você terá que se esforçar ao máximo para obter bons clientes.

Portanto o processo pode ser “complicado” e “demorado”, porém lhe trará excelentes resultados.

Além disso, com todas as ferramentas e técnicas, o funil de vendas se torna um processo bem mais simples, por isso, não se preocupe!

A importância do funil de vendas

Agora que você já sabe ao certo o que é e como funciona o funil de vendas.

É interessante lhe falar sobre a sua grande importância, juntamente com alguns de seus benefícios.

Na realidade, quando você conhece o processo do funil de vendas é possível notar sua importância, já que todo o procedimento é mapeado desde o início ao fim.

Além disso, os serviços de funil de venda geralmente oferecem indicadores para aumentar a transformação de cada passo.

Pois quando o interesse de um visitante é perdido durante o processo, por exemplo, não haverá venda.

Por conta disso, os indicadores do funil de vendas são importantes, já que aumentam a qualidade de cada processo, visando sempre os bons resultados.

Mas para que você compreenda de vez a importância do funil de vendas, iremos falar sobre alguns motivos e benefícios que revelam seu real valor, confira:

Potencializando o conteúdo produtivo

Um dos principais benefícios do funil de vendas é a ideia de potencializar todo o conteúdo que está sendo produtivo.

Geralmente com o passar do tempo é comum que um criador de conteúdo ou dono de uma empresa fique perdido em relação ao tipo de conteúdo que deve trazer em seu site.

Na realidade, quando esse assunto não é discutido e levado a sério, um site pode perder todos os seus leitores ou clientes rapidamente.

E perder clientes obviamente não é a sua intenção, por isso, precisa saber qual o conteúdo é produtivo e qual é o desnecessário.

Ao analisar qual passo precisa ser melhorado ou qual conteúdo precisa ser potencializado, o seu site alcançará uma qualidade superior.

O que fará com que muitos clientes apareçam.

Por conta disso, com esse primeiro exemplo de benefícios do funil, podemos conferir de perto a importância dessa estratégia.

Já que faz com que o seu site alcance mais clientes de uma forma mais rápida.

Clientes reais

Outra qualidade do funil de vendas é que o seu site irá alcançar clientes reais, não somente visitantes.

Geralmente alguns sites possuem um tráfego excelente, no qual visitantes estão comparecendo e consumindo o conteúdo diariamente.

O único problema desse site é que os clientes não são reais, ou em outras palavras, eles acompanham e gostam do conteúdo, porém não compram o seu produto.

O funil de vendas transforma todo o processo em algo mais tranqüilo.

Em que o cliente não é obrigado a comprar o seu produto, mas sim tem o interesse, desejo de compra e por fim, se torna um consumidor.

Portanto, por mais que demorem, os resultados são reais e os clientes são permanentes.

Otimização da gestão

Para os que andam com a gestão de uma empresa mal organizada ou como estamos utilizando o exemplo de um site.

O funil de vendas também é importante para melhorar essa característica.

Obtendo todas as informações dos clientes de uma forma antecipada, e com os quatro passos que citamos um pouco a cima.

Você poderá otimizar a gestão da sua empresa ou site de uma forma mais simples.

Além disso, caso você trabalha ou esteja planejando o trabalho em grupo, o funil de vendas será importante para manter o foco e melhorar o posicionamento.

Portanto, podemos conferir outra grande vantagem dessa estratégia.

Respostas e sugestões

Seguindo com os benefícios de utilizar o funil de vendas como estratégia em seu site, podemos notar as respostas e sugestões que serão disponíveis a você.

Como citado à cima, você conquistará os clientes reais, por isso, poderá contar com as respostas e sugestões dos mesmos.

Com o passar do tempo você poderá desenvolver um bom relacionamento com os clientes.

O que lhe trará informações valiosas a respeito do seu produto ou serviço oferecido.

Sabendo os defeitos e qualidades você poderá trabalhar para manter o lado positivo e acabar com o lado negativo, alcançando assim a total confiança dos consumidores.

Uma dica é que você mantenha um bom relacionamento, conversando e pedindo por novas sugestões sempre que possível.

Além disso, é interessante investir em pesquisas de satisfação, para analisar o que mais agrada os clientes e investir nessa qualidade para obter melhores resultados.

Como utilizar essa estratégia em seu site

Caso você já esteja preocupado e tenha em mente que o funil de vendas é algo complicado de se realizar em um site, vamos deixar tudo isso de lado.

Além disso, para os que imaginam que é necessário contratar uma empresa para que ela realize o funil de vendas no seu site.

Vamos também evitar esse pensamento.

Essa estratégia não é nada complicada e você também não precisará de nenhuma empresa.

Pois é um método que poderá realizar de uma forma muito simples.

Para isso, foram desenvolvidos alguns passos essenciais para o bom funcionamento do funil de vendas em seu site.

O mapeamento da jornada, a definição de milestones e etapas e, por fim, SLA entre vendas e marketing, confira:

Mapeamento da jornada

Para que todo o processo do funil de vendas funcione, você precisará de diversas coisas, sendo o mais importante:

O seu relacionamento com o seu cliente.

Para realizar o funil sem o auxílio de nenhuma empresa especializada, você precisará automaticamente da ajuda dos consumidores.

Considerando que uma empresa possui uma boa quantidade de clientes reais.

Que sempre visitam a procura de novidade e retornam para casa com um dos seus produtos.

Esses consumidores são muito importantes e poderão ser peças perfeitas para que você inicie o funil de vendas em seu site.

Você deverá iniciar mantendo um excelente relacionamento com os consumidores.

Perguntando por sugestões e promovendo qualquer tipo de mudança quando algum erro é apontado em relação ao seu produto, site ou até mesmo serviço.

Logo em seguida, quando o relacionamento estiver cada dia melhor, você poderá perguntar aos clientes como eles chegaram até você.

No caso de uma empresa, por exemplo, é interessante perguntar como ele conheceu e chegou ao produto e o que influenciou positivamente para que ele comprasse.

Suponhamos que o cliente chegou ao seu site por meio de um link de outra página.

Visando o aumento de consumidores, invista em divulgação do seu site em outras páginas.

Você vai ver o quanto essa simples estratégia irá render lucros.

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Definição de milestones e etapas

Depois de saber um pouco mais sobre como o seu cliente chegou ao site e o que fez o mesmo obter os produtos.

Chegou à hora de trabalhar com a definição de milestones e etapas.

O termo de milestones está relacionado ao desenvolvimento do seu site.

Por isso, é importante para saber quando e como o cliente entrou em uma nova etapa do funil de vendas.

Os milestones são essenciais para que o cliente continue a etapa do funil até que compre de uma vez os seus produtos.

Portanto, é interessante que você incremente o mesmo em suas estratégias.

SLA entre vendas e marketing

Como última etapa, você deverá trabalhar com as vendas e o marketing de uma forma conjunta.

Para que o seu funil de vendas comece a gerar lucros e retornos.

O seu funil já está estruturado, basta seguir com os planos e trabalhar diariamente com as vendas e o marketing.

No caso, você deverá se questionar a respeito do site.

Quantas pessoas está alcançando.

Como pode modificar ou acabar com o conteúdo que não oferece retorno.

Como potencializar o conteúdo bom.

Quantos visitantes precisa para conseguir leads.

Como irá bater a meta de todos os meses.

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Para responder essas perguntas para você mesmo, é interessante manter a organização de tudo.

Além disso, é legal realizar o vendarketing, para evitar qualquer tipo de falha e perda de lucro durante o processo.

Manter um funil de vendas não é algo simples aos olhos de muitas pessoas.

Porém quando você se dedica, mantém a boa organização e um bom relacionamento com os consumidores, todas as etapas se tornam algo completamente simples.

Infelizmente você não pode conferir todos os resultados positivos do funil de vendas apenas lendo a respeito.

Por isso, teste essa estratégia em seu site, seguindo todas as etapas e dicas contidas nesse artigo.

Assim, você poderá conferir os melhores resultados, lucros e excelentes clientes de perto!

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