Email marketing: o que é? por que fazer?

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Dentre as diversas estratégias de marketing digital  o email marketing é uma que se destaca, mas muitos indivíduos ainda não conhece metade dela.

O que é? e por que fazer?

Na maioria dos casos  realizam o marketing digital por meio das redes sociais ou até mesmo por meio de um blog ou site.

Entretanto, suas divulgações e propagandas se resumem somente as mídias sociais, o que pode comprometer o alcance de clientes e os bons lucros.

Obviamente você não quer de maneira alguma que a sua empresa perca a qualidade dentro da internet.

Por isso, precisa começar agora a se manter informado a respeito das estratégias de marketing.

O email marketing pode ser um grande exemplo.

Já que é um método para divulgação de produtos ou serviços que muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem como funciona.

À vista disso, hoje decidimos trazer como tema o email marketing, como funciona?

Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida relacionada ao assunto ou ainda não sabe o que é o email marketing.

Continue a leitura e confira as melhores explicações sobre o tema.

O que é o email marketing

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A publicidade por correio eletrônico ou mais conhecido como email marketing é uma estratégia do famoso marketing digital.

Para explicar de uma forma mais simples, o email marketing é uma forma de comunicação que uma empresa pode ter com seus clientes ou possíveis clientes.

Esse método respeita diversas normas e procedimentos pré-definidos.

Por isso, é aprovado e muito útil para quem deseja divulgar seu trabalho de uma forma segura.

O email marketing proporciona para o indivíduo que o realiza a opção de analisar todo o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas.

O que faz com que o conteúdo seja otimizado cada vez melhor.

Para os que ainda possuem dúvidas, sim, o email marketing é algo antigo.

Por isso, muitos insistem em dizer que o mesmo não oferece bons resultados, já que é algo “primitivo”.

No passado, o email marketing era conhecido como a versão digital de propagandas enviadas via mala direta.

Porém com o passar dos anos e com o surgimento de novas estratégias, algumas pessoas decidiram abandoná-lo e utilizar outros métodos.

Mas nem todas as estratégias oferecem os resultados que o email marketing apresenta.

Por conta disso, os mesmo que abandonaram, agora estão retornando em peso a utilizar essa técnica.

Tipos de email marketing

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Ao contrário do que muitos imaginam, há sim diversos tipos dessas publicidades via correio.

Por isso, para saber mais sobre como funciona é essencial saber antes alguns tipos dos emails marketing.

boas-vindas

Esse tipo de email marketing foi criado exatamente para oferecer boas vindas aos clientes que acabaram de dar os seus dados e se tornaram um lead.

Pode parecer uma ação simples, porém esse email realmente oferece seus benefícios, como uma ideia de formalidade a sua empresa.

O email marketing de boas-vindas é muito importante para quem deseja utilizar o funil de vendas no site, por isso, vale a pena testá-lo.

Em muitos casos, é possível conferir os clientes que entram em contato com a sua empresa, conhecem os produtos ou serviços.

Porém infelizmente não compram ou contratam.

Eles procuraram pela sua empresa somente para conferir maiores informações, porém não fecharam negócio.

Pode ficar tranquilo, pois esse tipo de comportamento é completamente comum e para isso que o newsletter serve.

As empresas geralmente enviam esse tipo de email com diversas estratégias, informações e publicidade embutidas.

Destinados aos visitantes que conhecem seus produtos, porém ainda não compraram.

Esse tipo de email é muito importante para relembrar ao visitante que você não se esqueceu dele.

Além disso, é interessante para que ele confira todas as novidades da sua empresa.

Essa modalidade costuma apresentar bons resultados.

Pois antigamente quando você conheceu o visitante, talvez ele não tivesse dinheiro para adquirir um produto ou não precisasse do seu serviço.

Agora ele poderá estar disposto a se tornar um cliente.

Email sazonal

Esse tipo de email, como o newsletter também busca fazer com que o visitante ou cliente se sinta lembrado.

Por isso, é enviado geralmente em ocasiões especiais e tem como principal objetivo fortalecer a presença da marca na vida do cliente.

É interessante que esse tipo de email tenha um texto estruturado de uma forma menor e com um design mais detalhado.

O texto precisa ser pequeno para que não fique cansativo para o cliente ler e também precisa ter um design detalhado para que chame a atenção.

Outra característica bem vinda é a criatividade, por isso, modernize o seu conteúdo com ideias para que o email realmente atraia o cliente.

Email para clientes inativos

Sabe aqueles clientes que compraram apenas uma vez o seu produto, depois sumiram no mapa, porém você ainda possui uma forma de contato com eles?

Pois é, na maioria das vezes os donos de empresas decidem desistir desses clientes, pois imaginam que os mesmos não podem oferecer retorno ou até mesmo lucros.

E esse é um grande pecado cometido por essas empresas.

Pois esses clientes inativos já adquiriram algum produto e podem sim oferecer retorno, portanto merecem e devem ser lembrados.

E é exatamente para isso que o email para clientes inativos serve.

Pois busca avisar o cliente que você se lembra dele e que está sempre disponível para oferecer os melhores produtos e serviços.

Automação de emails

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Por fim, decidimos lhe falar sobre esse tipo de email marketing.

Bom, a automação de email é basicamente a ideia de automatizar os processos de relacionamentos com os leads.

Mas como assim automatizar?

Bom, você irá trabalhar e enviar esses emails com o intuito de esclarecer todas as dúvidas dos clientes.

Na maioria dos casos, os consumidores possuem dúvidas a respeito do produto ou serviço.

E a empresa não está disposta ou não tem nenhum tipo de sistema que responda essas questões.

Isso é um grande problema, pois quando o cliente não tem a atenção que necessita, ele procura por outra empresa.

Por isso, a automação de emails é tão importante.

Já que avalia o cliente com base em suas ações e envia um conteúdo específico em busca de esclarecer qualquer tipo de dúvida.

Além disso, esse email serve para que o cliente faça um pergunta e você responda.

Bom, como foi citada um pouco a cima, há diversos tipos de email marketing, porém infelizmente não podemos falar sobre todos.

Por isso, vamos seguir trazendo um assunto controverso e cheio de dúvidas:

A diferença do spam

Essa é uma dúvida completamente comum, e infelizmente as pessoas ainda confundem muito o email marketing com o spam.

Como já explicamos um pouco a cima e você tem noção do que é o email marketing, devemos lhe falar o que é o spam:

O termo spam significa “enviar e postar publicidade em massa”.

O spam basicamente são as mensagens indesejadas que vivem atrapalhando a nossa visita ao email.

E caso você esteja pensando que é o único que recebe, está muito enganado.

Como o seu significado aponta esses textos são enviados em massa, por isso, muitos indivíduos são afetados diariamente com essa publicidade sem propósito.

Diferente do spam, o email marketing permite que as pessoas se desconectem da lista de envio, por isso, eles são completamente diferentes.

Os clientes que recebem a publicidade pelo email aceitam, portanto o email marketing é completamente diferente do email de spam.

Os benefício

Para saber ainda mais sobre o email marketing é interessante que citemos aqui quais são os seus principais benefícios.

Proatividade

Ao invés de ficar sentado esperando por clientes, você poderá encontrar com o mesmo todos os dias enviando o seu conteúdo por meio do email.

Isso querendo ou não fica na mente de um cliente, por isso, quando ele precisar de um produto da sua empresa, ele irá recorrer a você.

A proatividade do email marketing é real, portanto entra na lista de vantagens.

Interatividade

Em algumas técnicas de marketing você está simplesmente divulgando os seus produtos sem dar espaço ao cliente para desenvolver um relacionamento.

O bom do email marketing é que isso não acontece, pois você consegue interagir grandemente com os consumidores com as mensagens.

Isso é muito bom, porque assim você pode desenvolver um bom relacionamento e obtém grandes resultados no futuro.

Segmentação

Dependendo do seu tipo de email marketing, você poderá direcionar o email por sexo, faixa etária e até mesmo cidade, o que é algo muito interessante.

Para os clientes que precisam de um conteúdo específico para compreender o seu papel como empresa.

A segmentação é outro grande benefício, porque você desenvolve um conteúdo específico e esclarece as dúvidas dos consumidores.

Personalização

Para deixar tudo mais detalhado e que chame a atenção dos clientes, você pode personalizar o email.

Quando você recebe um email e logo no início há dados seus, isso chama a sua atenção, correto?

Pois é, essa é atenção que você precisa do consumidor, algo que é possível graças o email marketing.

Bom, esses são as vantagens do email marketing, infelizmente não podemos citar todas, porém elas não poderiam ficar de fora.

Como funciona

Agora que você sabe bem o que é, seus tipos e a diferença entre email marketing e spam.

Confiram agora a continuação do nosso artigo falando sobre como funciona essa estratégia:

Como um assunto está relacionado ao outro, você já pôde conferir algumas explicações transparentes sobre como funciona o email marketing.

Porém para que realmente entenda vamos dar continuidade ao assunto.

A escolha do tipo de email marketing

Primeiramente, é interessante que você escolha qual tipo de email marketing irá realizar em seu site.

Mas antes, posso escolher dois tipos de email marketing?

Sim, basicamente você escolhe a quantidade que preferir, basta se dedicar grandemente a cada tipo de email marketing que você escolher.

Uma dica que decidimos lhe falar é que você decida por uma quantidade pequena no início, apenas para aprender como funciona.

Logo em seguida, você poderá aumentar a quantidade, de acordo com a sua preferência.

Pesquisa sobre o seu tipo de marketing

Suponhamos que você tenha muitos clientes inativos e pretende desenvolver um projeto para trazê-los de volta.

Caso você ainda não saiba ao certo como funciona o email marketing, é muito importante pesquisar sobre o email para clientes inativos.

Além de se manter mais informado, você também poderá ampliar os seus horizontes e aprimorar o seu conteúdo com novas ideias.

É muito bom trazer novidade, por isso, com as pesquisas você poderá estruturar a inovação.

Iniciando o email marketing

Logo depois de saber o tipo e pesquisar a respeito, o próximo passo é iniciar o seu projeto.

Pense, estruture, edite e envie o seu primeiro email marketing, porém sem a ideia de perfeição.

Pergunte a opinião dos clientes

Por que lhe falamos a cima para evitar a ideia de perfeição?

Bom, quando o conteúdo é enviado não há nada o que fazer, a não ser esperar pela reação dos clientes.

Para os alguns, geralmente uma crítica construtiva é o fim de um longo trabalho, portanto caso você for assim, não se preocupe.

Ninguém acerta de início, por conta disso, utilize as críticas ao seu favor para desenvolver um conteúdo cada vez melhor para enviar por email.

Além disso, não tenha medo, mas sim pergunte qual a opinião dos clientes, essa ação poderá lhe trazer grandes benefícios.

Na realidade não há somente uma característica que defina como o email marketing funciona.

Já que você tem o poder de seguir essas dicas ou modificá-las e fazer como quiser.

Tudo depende de você e da sua dedicação em relação ao conteúdo.

Por isso, teste, invente, mantenha-se informado e estruture o seu próprio email marketing, para assim ser o destaque no mercado.

Essa foi a nossa explicação sobre o que é os tipos, a diferença entre email marketing e sapam, seus benefícios e como funciona.

Conferir as vantagens do email marketing lendo é complicado.

Porém quando você realmente investir e conhecer essa estratégia de perto, poderá conferir todos os seus benefícios.

Por conta disso, siga as dicas e inicie hoje mesmo o email marketing.

Para assim manter o bom relacionamento com os seus clientes, trazer alguns consumidores de volta e obter os melhores lucros.

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